Os índices zootécnicos abrangem os parâmetros produtivos, quantitativos e qualitativos do rebanho, e nada mais são do que a coleta de dados do rebanho com o propósito de entender a situação atual do rebanho e abrir a possibilidade para delinear os próximos passos dentro da propriedade de forma assertiva e com o melhor custo/benefício possível, levando assim o produtor a ter um controle estratégico do seu rebanho.
É importante ressaltar que quando falamos de índices zootécnicos é necessário adotar algumas medidas administrativas dentro da propriedade, isto porque estes índices são variáveis de acordo com as características do rebanho, e são dependentes de vários fatores e taxas que serão abordados a seguir.
Taxa de Natalidade
Este índice permite mensurar a nossa eficiência quanto a geração de novos bezerros em nossa propriedade. Ele é calculado a partir da fórmula abaixo:
Taxa de Prenhez
Através do cálculo da taxa de prenhez saberemos a porcentagem de fêmeas inseminadas ou cobertas que ficaram prenhas. O cálculo é baseado através da fórmula:
Taxa de mortalidade de bezerros
Através desse índice iremos identificar a taxa de bezerros nascidos e que não chegaram até o desmame. Obtemos através da fórmula:
Ganho médio diário (GMD)
O GMD expressa o quanto de peso (kg) o animal está ganhando por dia. Ressaltando que quanto maior o GMD mais rápido o animal alcançará o peso ideal de abate. Obteremos o ganho médio diário através da equação:
Taxa de Descarte
Esse índice nos mostra a quantidade de fêmeas do rebanho que são substituídas, por morte ou descarte, em relação ao total de vacas na propriedade.
A rentabilidade e aumento da produção estão equivalentemente relacionados aos índices obtidos e avaliados durante a produção. Desta forma, técnicos e produtores devem atentar-se aos resultados para criarem estratégias que proporcionem tomadas de decisões mais assertivas, visando a redução de gargalos.
A utilização dos índices para quantificar os dados de produção tem sido uma prática constante. Desta forma, são imprescindíveis para o gerenciamento da propriedade, tornando-se o primeiro passo para a evolução dos rebanhos, tal qual como o entendimento dessa quantificação. Ou seja, um índice torna-se dependente do outro, entretanto, todos os índices são dependentes do bom gerenciamento e compreensão prática da representatividade desses números e planilhas.
Para o sucesso desta prática ser promovido é importante o alinhamento entre o campo e o processamento dos dados, minimizando e identificando obstáculos, na proporção que amplia a produtividade. Para isso, a ECAPE Jr. indica serviços e oferece o acompanhamento da sua propriedade, criando um gerenciamento exclusivo para cada realidade de produtores rurais.
Referências:
Comments