Seção Agropecuária
Realizamos diversos serviços neste ramo, nas áreas de corte e leite; também trabalhamos na área agrícola, sempre buscando junto do produtor aumentar a produtividade e a sustentabilidade do negócio, melhorando a qualidade de vida e lucratividade. Nesta seção você encontra os serviços que realizamos no ramo agropecuário.
Manejo de solos
Um adequado manejo do solo garante potencial produtivo. É indispensável optar por manejos que reduzam ou minimizem os impactos ambientais, através de uma utilização consciente do solo e seus recursos. Com as técnicas precisas e alta avaliação do potencial produtivo, oferecemos serviços que potencializam sua produção.
-
Coleta de solo para análise;
-
Análise química e física;
-
Interpretação da análise;
-
Recomendação de manejos relacionados a química e física;
-
Recomendação de manejos relacionados ao cultivo.
Manejo de campo nativo
As pastagens nativas ainda representam uma porção significativa das áreas do nosso estado e merecem a devida atenção, pois podem ser extremamente produtivas e de baixo custo quando bem manejadas, agregando valor, sustentabilidade e segurança à produção.
-
Estimativa de massa de forragem e ajuste de carga animal;
-
Análise e recomendação de fertilidade do solo;
-
Melhoramento e diferimento de campo nativo.
Irrigação
A irrigação supre a deficiência total ou parcial de água das culturas, fornecendo determinada quantidade de água ao solo em uma área específica. Este método traz benefícios como o aumento na produção agrícola, podendo ultrapassar três vezes comparado ao convencional. Regularidade da disposição de alimentos, tendo maior vigor em períodos de estiagem; maior rentabilidade na produção.
-
Análise técnico-econômica do projeto;
-
Dimensionamento;
-
Análise de eficiência de sistema.
Boas práticas na pecuária leiteira
A busca por um produto de qualidade e com valor agregado acarreta na utilização de técnicas e práticas que reflitam na sanidade do rebanho, visando desta maneira produzir com qualidade e segurança. As boas práticas são imprescindíveis para que o sistema funcione de maneira sustentável.
-
Indicação de boas práticas na ordenha e criação de terneiras;
-
Manejo nutricional do rebanho leiteiro;
-
Calendário sanitário.
Manejos zootécnicos
Entender a cadeia produtiva de qualquer sistema é de suma importância para tomada de decisões. Os manejos zootécnicos de rebanhos leiteiros e de corte passam a ser indispensáveis para identificação de possíveis gargalos na produção, podendo através da sua utilização corrigir falhas que geram perdas econômicas.
-
Calendário sanitário;
-
Implementação e controle de índices zootécnicos;
-
Consultoria agropecuária.
Análise de custo-benefício de sementes forrageiras
A análise do custo benefício da semente forrageira, onde se observa o elo entre pureza e germinação dos lotes em relação ao preço cobrado no mercado, é tida como uma ferramenta importante no planejamento forrageiro.
-
Coleta e envio para laboratório especializado;
-
Análise do custo-benefício da semente;
-
Identificação de problemas de produção e causas;
-
Comparação entre lotes de sementes.
Implantação e manejo de pastagens cultivadas
A introdução de espécies forrageiras é uma opção que fortalece a pecuária brasileira. Todavia, é importante termos conhecimento dos manejos ideais a serem utilizados nas áreas, reduzindo o impacto ambiental e tornando a cadeia mais produtiva. O acompanhamento técnico é fundamental para atingirmos bons resultados.
-
Estimativa de massa de forragem, taxa de acúmulo e ajuste de carga animal;
-
Ajuste de dieta em sistemas extensivos e semi-intensivo;
-
Sistemas de pastoreio.