A transição agroecológica, é uma prática de migração do sistema de plantio convencional para o sistema de produção agroecológica, visando um maior equilíbrio com o meio ambiente e as partes envolvidas. Este período objetiva a depuração de produtos químicos alojados no solo possibilitando a ele retornar a sua dinâmica vital obtendo, todavia, um solo mais sadio e consequentemente plantas sadias.
Mas para além do solo ocorre alteração em algumas práticas de manejo, que atuam no controle de pragas e doenças que prejudicam no desenvolvimento dos cultivos. Entretanto nos sistemas de cultivo ecológico não é visado o extermínio dos seres vivos, pois acredita-se muito no equilíbrio das partes e na funcionalidade que cada um tem na natureza.
Para realizar a transição, o agricultor precisa passar por algumas etapas como:
- Racionalização e eliminação progressiva de práticas e insumos externos;
- Substituição de insumos sintéticos e práticas convencionais;
- Reorganização do agro ecossistema;
- Resgate da diversidade genética, conhecimento e saberes da cultura local.
Para encarar este desafio, é necessária muita aprendizagem, que envolve muitas incertezas e atitudes, mas ECAPE Jr. desenvolveu um “Guia prático agroecológico” visando auxiliar o agricultor nesta etapa tão importante. Se você se interessou entre em contato conosco por meio das nossas redes sociais ou pelo whatsapp: (53) 99185-0175.
Commentaires