Culturas de inverno
O que fazer no inverno? Essa é uma pergunta que muitos agricultores fazem. E será que a melhor forma é deixar a terra e as máquinas ociosas? As culturas de inverno são uma ótima opção para isso. Elas são semeadas no período de entressafra do cultivo principal de verão e proporcionam uma série de benefícios em relação a prática de pousio. Esse cultivo pode ter diferentes objetivos em uma propriedade rural, como fonte de renda alternativa, melhoria nas qualidades do solo, rotação de cultura, pastagens para animais, biomassa para cobertura do solo. E com base no objetivo pretendido é que o produtor vai fazer a escolha de qual espécie vegetal deve utilizar.
Agora vamos entender alguns aspectos que devemos levar em conta na escolha da espécie para cada um desses objetivos possíveis:
Fonte de renda alternativa: Para isso, você deve saber um pouco sobre o mercado da região. Qual cultura tem uma boa demanda e um valor agregado que possa ser rentável economicamente seu cultivo. Alguns exemplos são o trigo, cevada, centeio, canola... .
Melhoria na qualidade do solo: Espécies que produzem muita biomassa verde e que tenham um sistema radicular agressivo e com isso incorporam matéria orgânica e auxiliam na descompactação do solo, como nabo.
Rotação de cultura: Optar por uma cultura de inverno com características distintas da cultura de verão sucessora. Por exemplo se desejar semear soja no verão optar por uma espécie gramínea, como a aveia, no inverno.
Pastagens para animais: Espécies forrageiras mais adaptadas ao pisoteio, como aveia, azevém, ervilhaca, trevos.
Biomassa para a cobertura do solo: Espécies que produzam muita massa verde para atuar na proteção do solo, como aveia.
Vantagens do cultivo de inverno
O cultivo de inverno apresenta melhoras na eficiência do sistema de cultivo como um todo, mas para que seja expressada deve ser bem manejada.
Algumas vantagens:
Minimiza a erosão;
Aumenta a conservação de água no sistema;
Mantem a temperatura do solo estável;
Fornece um ambiente favorável para a fauna e flora do solo;
Melhora o balanço nutricional do solo;
Contribui no manejo de plantas daninhas;
Culturas de Inverno produzidas no estado:
Grãos:
Trigo
Canola
Cevada
Aveia Branca
Aveia Preta
Forragens:
Azevém
Aveia
Lotus “el rincon”
Trevo branco
Trevo persa
Trevo vesiculoso
Trevo vermelho
No estado essas são as culturas mais cultivadas no inverno, utilizadas para a produção de grãos e também na produção de proteína animal. Como já comentamos além de ser uma forma de extração de renda nessa época do ano também auxilia e influencia nos resultados dos cultivos de verão.
Comments